Vitrine Tecnológica

Engenharia

Método de Detecção Seletiva de Hidrogênio

A tecnologia compreende um método de detecção seletiva de hidrogênio a partir do uso da heterojunção formada entre o metal e o grafeno em um dispositivos FET (Field Effect Transistor).

O que é?

A tecnologia compreende um método de detecção seletiva de hidrogênio a partir do uso da heterojunção formada entre o metal e o grafeno em um dispositivos FET (Field Effect Transistor). O hidrogênio molecular interage com a heterojunção modificando sua condução eletrônica, possibilitando a detecção do gás em temperatura ambiente e em uma ampla faixa de concentração (0,1 a 100%), sem a necessidade de funcionalização química ou qualquer tipo de tratamento extra na superfície do grafeno.

Inventores

Alisson Ronieri Cadore
Leonardo Cristiano Campos
Rodrigo Gribel Lacerda

Estágio de Desenvolvimento

Avançado (Protótipo desenvolvido)

Vantagens

O método permite maior flexibilidade no uso de materiais que compõem substratos e contatos elétricos para confecção dos dispositivos que podem ser portáteis e reutilizáveis, já que não há transição de fase entre os materiais envolvidos.

Pode ser aplicado para detecção de vazamento de hidrogênio e para medir e controlar a concentração do gás em diferentes áreas e processos industriais tais como síntese de amônia e metanol, na hidratação de hidrocarbonetos e na dessulfurização do petróleo, em processos metalúrgicos, como no derretimento de alumínio e no monitoramento da poluição ambiental.

Atende à demanda crescente por utilização do hidrogênio como fonte “limpa” de energia, o que torna impreterível o sensoriamento do gás durante o processo de produção, armazenamento e transporte, bem como em tanques, estações de reabastecimentos e, também, em veículos baseados em células de combustível.

Propriedade Intelectual

Titulares: UFMG e FAPEMIG

PI: BR1020160271673

Objetivo da UFMG

Licenciamento

Voltar à Vitrine Tecnológica

Gostou do projeto?





UFMG