Vitrine Tecnológica

Biotecnologia

DETECÇÃO DE ANTÍGENO DE SARS-CoV-2 POR IMUNOCROMATOGRAFIA DE FLUXO LATERAL

A tecnologia trata de um anticorpo monoclonal inédito (AcM) e um kit de teste rápido para COVID-19.

O que é?

A presente tecnologia trata de um anticorpo monoclonal inédito (AcM) produzido pela técnica do hibridoma e um kit de teste rápido para COVID-19, por imunocromatografia (ICT) de fluxo lateral, para detecção de antígeno de SARS-CoV-2. O kit inclui proteína recombinante Nucleocapsídeo acrescida de tag sumo na linha controle e o anticorpo monoclonal na linha teste. O protótipo do kit desenvolvido apresentou 95,2% de sensibilidade para amostras com Ct ≤ 25 e especificidade de 98,3%, superando aos requisitos da Organização Mundial da Saúde para a especificidade (> 95%).

Inventores

Ana Paula Salles Moura Fernandes
Ricardo Tostes Gazzinelli
Santuza Maria Ribeiro Teixeira /+

Estágio de Desenvolvimento

A tecnologia foi classificada em TRL 4.
Foram realizados testes iniciais com amostras de 180 pessoas, no total.

Vantagens

- O teste pode ser realizado tanto em laboratórios quanto em campo, uma vez que não requer equipamentos laboratoriais para a interpretação dos resultados.
- O kit demonstrou estabilidade por 45 dias a 45 °C, equivalente a cerca de 12 meses em condições ambiente, com a estabilidade confirmada em tempo real.
- A eficácia do kit foi avaliada com diversas variantes virais do SARS-CoV-2, incluindo as cepas Wuhan, Alpha, Gamma, Delta, P2 e Omicron, demonstrando capacidade de detecção de todas as variantes analisadas do SARS-CoV-2.

Propriedade Intelectual

BR1020230261086

Objetivo da UFMG

Licenciamento ou Acordo de Parceria

Voltar à Vitrine Tecnológica

Gostou do projeto?





UFMG