Obra voltada para o fomento da inovação brasileira é lançada em evento no BHTEC

“Alianças Estratégicas e os Ambientes Temáticos Catalisadores de Inovação – O Caso da UFMG”, este é o título da obra lançada nesta terça-feira no III Workshop do Programa de Inovação da UFMG, no BHTEC. O Livro de autoria da Coordenadora Executiva da CTIT – Núcleo de Inovação da UFMG, Juliana Crepalde aborda um novo arranjo para as Instituições Científicas e Tecnológicas e de Inovação, instrumento que aproveita competências das ICTs em capital intelectual, tecnologias e infraestrutura de pesquisa para a colaboração com o setor empresarial.

O arranjo foi denominado Ambiente Temático Catalisador de Inovação (ATCI), que está amparado pelo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e foi testado em dois casos na Universidade Federal de Minas Gerais. “Esta obra nasceu no programa de pós-graduação da UFMG, na minha atuação na CTIT e é fruto de todo esse trabalho desse ambiente que a gente tem na nossa universidade, que nos permite criar esses arranjos inovadores, para que a gente consiga fomentar a inovação do nosso país”, destaca Crepalde.

A obra conta com oito capítulos e segundo a autora busca suprir uma lacuna teórica ainda existente no Brasil, no tocante à discussão de arranjos híbridos que possam alavancar os resultados de inovação no país. Hoje o Brasil ocupa a 54ª posição na edição de 2022 do Global Innovation Index, estudo elaborado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual.  “A aliança estratégica traz a possibilidade de a Universidade fomentar ambientes mais estruturantes de parcerias com outros agentes do Sistema Nacional de Inovação, como empresas, aproveitando as competências que a Universidade tem como capital intelectual e infraestrutura, funcionando como um plataforma que cria um ambiente temático de inovação”, finalizou.

A obra foi editada e comercializada pela Appris Editora.