PROCESSOS DE CONTROLE PARA MICRORREDES DE CORRENTE ALTERNADA COM SUPORTE COORDENADO DE TENSÃO
Trata-se de um processo de controle para microrredes (MRs) formadas por geradores distribuídos despacháveis ou não despacháveis.
Trata-se de um processo de controle para microrredes (MRs) formadas por geradores distribuídos despacháveis ou não despacháveis.
É um processo de controle para microrredes (MRs) formadas por geradores distribuídos despacháveis ou não despacháveis. A tecnologia permite mitigar distúrbios de tensão e distorção harmônica de corrente. Utilizam-se técnicas como a aplicação de curvas do tipo Volt-Var e Volt-Watt, compensação seletiva de correntes harmônicas (CSCH) baseada na detecção de tensão, dentre outras. A aplicação sugerida é o campo técnico de equipamentos, técnicas de controle e infraestruturas relacionadas às microrredes constituídas por geradores distribuídos ( do inglês - distributed energy resources - DERs)
Danilo Iglesias Brandao
João Marcus Soares Callegari
Heverton Augusto Pereira
A tecnologia foi classificada em TRL 3. Simulação laboratorial concluída.
Controle de despacho de potência no PAC (ponto de acoplamento comum), capaz de interagir com agentes externos (ou seja, operador do sistema de distribuição - OSD);
Não exige conhecimento dos parâmetros da MR (i.e., impedâncias de linha e cargas), não requer algoritmos com elevada carga computacional, não requer adições extras de sensores de corrente/tensão nos DERs convencionais;
Regula efetivamente as tensões dos nós internos da MR independentemente da característica X/R das impedâncias de linha.
BR1020240075315
UFMG
UFV
Licenciamento ou Acordo de Parceria