Vitrine Tecnológica

Agricultura

MATERIAL PARA ADSORÇÃO DE FOSFATOS E UTILIZAÇÃO COMO FERTILIZANTE

Processo de produção de adsorventes à base de óxidos mistos de ferro e cálcio, magnésio ou zinco a partir da utilização do rejeito da mineração de ferro

O que é?

Processo de produção de adsorventes à base de óxidos mistos de ferro e cálcio, magnésio ou zinco a partir da utilização do rejeito da mineração de ferro para a produção de ferritas por uma reação superficial e seu uso na adsorção eficiente de fosfato e posterior uso como fonte de nutrientes para agricultura.

Inventores

Rochel Montero Lago / Tatiana Aparecida Ribeiro dos Santos Benfica / Gustavo Anselmo Santos Silva / Matheus Antônio Santos Silva / Paula Sevenini Pinto / Juliana Cristina Tristão / Matheus Henrique Pimentel Araújo

Estágio de Desenvolvimento

Inicial (testes em laboratório)

Vantagens

- Permite a utilização de rejeitos ricos em ferro para a produção de adsorventes evitando o uso de materiais sintéticos ou outros materiais como adsorventes.
- Eficiência na adsorção de fosfato quando se formam óxidos mistos de ferro e outros metais (cálcio, magnésio e zinco) a partir do rejeito.
- O produto obtido a partir da tecnologia proposta apresenta valores de adsorção máxima de fosfato que são superiores aos das soluções já existentes.

Propriedade Intelectual

UFMG / UFV
Nº: BR1020210036389

Objetivo da UFMG

Licenciamento do pedido de patente

Voltar à Vitrine Tecnológica

Gostou do projeto?

[contact-form-7 id="203" title="Formulário da Vitrine Tecnológica"]
Logo CTIT UFMG