Vitrine Tecnológica

Biotec

COMPOSIÇÕES FARMACÊUTICAS ANTIPARASITÁRIAS CONTENDO CURCUMINÓIDES MODIFICADOS E USO

Composições farmacêuticas antiparasitárias compreendendo pelo menos um dos três curcuminóides modificados (3E, 5E) -3,5-dibenzilidenopiperidin-4-ona; (3E, 5E) -3,5-bis-4-clorobenzilidenopiperidin-4-ona; e (3E, 5E) - 3,5-bis-(4-(dimetilamino) benzilideno)piperidin-4-ona.

O que é?

Composições farmacêuticas antiparasitárias compreendendo pelo menos um dos três curcuminóides modificados (3E, 5E) -3,5-dibenzilidenopiperidin-4-ona; (3E, 5E) -3,5-bis-4-clorobenzilidenopiperidin-4-ona; e (3E, 5E) - 3,5-bis-(4-(dimetilamino) benzilideno)piperidin-4-ona; e seu uso para tratamento de leishmanioses. As composições apresentam atividade contra o crescimento in vitro de formas amastigotas intracelulares de L. infantum. Os três curcuminóides modificados inibem o crescimento das amastigotas, com um índice de seletividade melhor que o da anfotericina B apresentando, portanto, menor toxicidade frente aos modelos de células testados.  

Inventores

Ricardo T. Fujiwara / Raquel M. Almeida / Sebastião R. Ferreira / Vânia R. Lima / Darlene C. Flores / Amanda V. Marques

Estágio de Desenvolvimento

Inicial (testes in vitro)

Vantagens

Alto índice de seletividade, podendo contribuir para o desenvolvimento de fármacos e sistemas farmacológicos eficientes na redução dos índices de resistência e com menos efeitos adversos que os fármacos atuais.

Propriedade Intelectual

UFMG / FURG / UFSB
Nº da PI : BR1020190145099  

Objetivo da UFMG

Licenciamento ou Parceria para desenvolvimento

Voltar à Vitrine Tecnológica

Gostou do projeto?





Logo CTIT UFMG