A pesquisa e inovação tecnológica tem sido um dos principais motores do desenvolvimento econômico-social e o progresso das empresas está relacionado, cada vez mais, com a forma que elas utilizam os conhecimentos das instituições acadêmicas e científicas em seus produtos e serviços. Minas Gerais ocupa posição de destaque no país em termos de invenções e capital intelectual. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atingiu um recorde histórico com 70 pedidos em 2016 e é a líder no ranking de patentes no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Para além do desafio de gerar tecnologias por meio das pesquisas está a transferência dessas inovações para o mercado. O Brasil ganhou um novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/2016) e a sua regulamentação (Decreto 9.283/2018) apresenta mais estímulos à essa interação, fortalecendo a relação das universidades e centros de pesquisa no ecossistema empresarial.
O impacto das possibilidades
Diante das perspectivas de oportunidades que a nova regulamentação apresenta, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) vai promover o encontro Impacto – Marco Legal da C,T&I. No formato de painéis e rodadas de conversa, o evento reunirá especialistas de renome nacional e internacional para explorar todos os impactos que as novas possibilidades podem gerar para universidades e centros de pesquisa, empresas, startups e spinoffs.
Ponte entre pesquisa e mercado
A realização é da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), instituição que apoia e viabiliza projetos da UFMG e outros importantes centros acadêmicos e científicos do Brasil. Alinhada às tendências internacionais da economia do conhecimento, a Fundep é vanguarda na transformação dos saberes gerados nas universidades em produtos e serviços para o mercado. Foi a primeira Fundação de Apoio a criar uma agência para identificar, investir e desenvolver negócios inovadores de origem acadêmica – a Fundepar. Além da Sedectes, a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG também é parceira na idealização e execução do evento.
Com FUNDEP
