Fundada em 2003, a INOVA Incubadora de Empresas da UFMG é o braço empreendedor da universidade, vinculada à Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT). Atuando em sinergia com o núcleo de inovação da instituição, a INOVA incentiva e apoia o desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica no ambiente acadêmico, preparando-as para o mercado.
Com 22 anos de atuação, a INOVA já apoiou 104 empresas de base tecnológica em diversos segmentos e graduou 39 spin-offs acadêmicas, fortalecendo o ecossistema de inovação e empreendedorismo tecnológico.
A atuação da INOVA é conduzida por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que oferece aos participantes do programa InovaLab suporte técnico-científico, acompanhamento personalizado, mentorias com especialistas e conexões estratégicas com stakeholders.
O INOVALAB é o Programa de Incubação da INOVA UFMG dedicado a apoiar a criação e o desenvolvimento de empreendimentos de base tecnológica em seus estágios iniciais. Partindo de uma tecnologia ou do capital intelectual da UFMG, o programa atua proporcionando formação empreendedora para as equipes selecionadas e conectando-as com o mercado a fim de validarem e iniciarem o negócio.
O nosso programa de incubação acontece em duas grandes fases, denominadas Pré-Incubação e Incubação, e estão descritas abaixo:
Durante seis meses, as equipes selecionadas participam de treinamentos e mentorias com foco no diagnóstico e validação das premissas de negócio, bem como na elaboração de um plano de incubação. As atividades são estruturadas em quatro eixos principais: Tecnologia, Mercado, Equipe e Finanças.
Nesta etapa, o negócio é formalmente estruturado, (constituição do CNPJ), e o plano de incubação é executado com o suporte da INOVA UFMG e de sua rede de parceiros. O período padrão para a incubação é de dois anos, podendo ser estendido conforme a necessidade de cada empreendimento