Notícias

CTIT e ClarkeModet lançam desafio em busca de patentes para aplicação na Pandemina de Covid-19

Como parte de um início de palestras e cursos voltados para Inovação, Propriedade Intelectual e Empreendedorismo, no último dia 9, foi realizado o webinar “ Propriedade Intelectual em tempos de Covid-19”, em parceria com o grupo especializado em PI ClarkeModet.  A iniciativa contou com mais de 350 inscritos de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Estados do Nordeste, Sul e Norte e países como Colômbia, Portugal, Suíça e Estados Unidos. 

 

Durante o evento online, os participantes contaram com a expertise do time da ClarkeModet, com o diretor Claudio Castanheira evidenciando a importância da Propriedade Intelectual no mundo moderno e ressaltando a importância de explorarmos as bases de patentes disponíveis para alavancarmos o conhecimento necessários para a busca de soluções inovadoras. Já o analista Douglas Oliveira, capacitou os participantes acerca da análise de patenteabilidade no Brasil, conceitos de PI, Licença Compulsória e ao final lançou um desafio aos participantes na busca de soluções tecnológicas, por meio da análise dos documentos de patentes disponíveis nos bancos de dados.

 

Na oportunidade o Diretor da CTIT, Prof.  Gilberto Medeiros anunciou o Curso de Extensão “Fundamentos em Inovação, Propriedade Intelectual e Empreendedorismo”, a ser lançado no segundo semestre, a iniciativa será desenvolvida de forma online, sendo aberta a comunidade interna da UFMG e externa de CT&I.

 

Sobre o desafio:

 

O desafio consiste em identificar 3 patentes ou pedidos de patentes na área de estudo do participante ou área escolhida, que poderiam contribuir para uma solução para a pandemia de Covid-19.

 

Como exemplo, participantes da área de engenharia de materiais poderiam pesquisar sobre tecnologias relacionadas a máscaras, já os que são da área de biologia, farmácia e afins podem buscar tecnologias ligadas a vacinas ou medicamentos e por fim aqueles de engenharia mecânica poderiam analisar tecnologias relacionadas com respiradores, ventiladores pulmonares e assim sucessivamente.

 

Os que tem mais familiaridade com o processo podem buscar patentes nas fases identificadas no desafio: a patente estar em domínio público, o pedido poder entrar na fila de aceleração de exame e a tecnologia poder ser licenciada. Mas para os que estão começando, pode se apontar as patentes que entenderem ter relevância e pertinência com o tema.

 

A partir do momento em que se encontrou três documentos de patente apontar os problemas técnicos resolvidos pela tecnologia proposta, qual a essência desta solução técnica e porque escolheu a patente enquanto solução proposta para o desafio. O analista Douglas Oliveira destaca que o pedido não precisa estar diretamente ou explicitamente relacionado à Covid-19. “O que é pertinente é que a patente identificada por vocês tenha potencial de ser aplicada na pandemia”, explica.

 

Os resultados da busca podem ser enviados à CTIT até a próxima o dia 19/07, para o email comunicacao@ctit.ufmg.br. Dúvidas também podem ser enviadas ao mesmo email.

 

Ferramentas de busca:

Link para apresentação

Link para a palestra 

 

 

 
Outras notícias
Logo CTIT UFMG