PORTAL G1: A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está desenvolvendo um programa para detectar a presença de vírus nas testagens em massa de Covid-19 por meio de telefones celulares.
De acordo com a professora do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Maria de Fátima Leite, o teste será cinco vezes mais barato que os feitos atualmente.
O celular é usado para tirar foto da saliva recolhida para o teste. Através de um programa de análise de imagem, a foto é convertida no resultado, revelando se o teste deu positivo ou negativo e se a quantidade de vírus é alta, pequena ou média.
O resultado irá para um banco de dados das secretarias de Saúde, que podem monitorar qual região tem mais presença do vírus, garantindo um controle da doença.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/S/G/OilsEVRXmBmifYadKD8Q/pesquisa-da-ufmg-usa-celular-para-teste-de-covid.jpg)
Modelo usado para desenvolvimento de projeto de testagem em massa da UFMG. — Foto: Divulgação/UFMG
A proposta é coordenada pela Escola de Engenharia, com participação do Instituto de Ciências Biológicas e Escola de Veterinária da UFMG.
O projeto já foi aprovado e aguarda liberação da verba para execução.