O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), através da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC), lançaram, nesta quarta-feira (8), Chamada Pública para inserção de pesquisadores nas empresas incubadas. Os interessados em apresentar suas propostas, terão como data limite o dia 22 de dezembro de 2017.
O objetivo da chamada é incentivar, por meio da concessão de bolsas de fomento tecnológico, o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores por empresas incubadas ou associadas às incubadoras de empresas brasileiras, como também, a participação de pesquisadores em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
A Chamada, que conta ainda com o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), busca soluções dos problemas enfrentados quando da geração ou melhoria, de produtos, processos e serviços, que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no País.
Um dos pré-requisitos para a seleção das propostas é que a Instituição de Execução do Projeto (IEP) seja uma empresa vinculada (incubada ou associada), a uma incubadora de empresa que possua Certificação Cerne ou que esteja em processo de obtenção da Certificação Cerne (http://anprotec.org.br/cerne/). Será aceita como incubadora em processo de obtenção da Certificação Cerne, aquela instituição selecionada no Edital Sebrae/Anprotec 01/2015 – Implantação e Certificação do Cerne.
“Esse é um projeto piloto que incentiva empresas com forte apelo a pesquisas tecnológicas, explica o diretor do Departamento de Políticas e Programas de Apoio à Inovação do MCTIC, Jorge Mario Campagnolo. “Queremos ajudar a inserir o pesquisador nessas empresas para agregar mais valor a seus produtos e processos por meio do conhecimento científico, aumentando, assim, a competitividade do que é feito no país, completa.
“É a primeira vez que nós lançamos um edital nesse formato, já que, normalmente, as chamadas apoiam a incubadora de uma maneira geral. Neste momento, acreditamos que as incubadoras já atingiram um bom grau de maturidade e que está na hora, também, de incentivar quem está lá dentro”, conta o diretor. “O Cerne ajudou muito nesse processo de amadurecimento e crescimento das incubadoras, então foi natural pensarmos em um edital que já parte desse alto nível de profissionalismo”.
As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 1.500.000,00 (hum milhão e quinhentos mil reais), desse total, uma parcela mínima de 30% será, necessariamente, destinada a propostas cujas IEPs estejam vinculadas a incubadoras nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.
Serão concedidas bolsas por até 12 meses, com valor máximo de financiamento de R$ 60 mil reais, e havendo disponibilidade de recursos adicionais para esta chamada, em qualquer fase, o CNPq poderá decidir por suplementar os projetos contratados e/ou aprovar novos projetos.
As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br)
A relação de todas as propostas julgadas e aprovadas será divulgada na página eletrônica do CNPq, disponível na Internet no endereço www.cnpq.br e publicada, por extrato, no Diário Oficial da União conforme Cronograma.
Esclarecimentos e informações adicionais acerca desta Chamada podem ser obtidos pelo endereço eletrônico atendimento@cnpq.br ou pelo telefone (61) 3211-4000.
Link para acesso a Chamada: http://cnpq.br/chamadas-publicas
Com Anprotec