INOVA

Implantada em 2003, a incubadora de empresas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Inova-UFMG, faz parte de um conjunto de iniciativas da Universidade voltado ao incentivo e ao suporte de empresas nascentes baseadas em tecnologia e do empreendedorismo no ambiente da academia. Nesse contexto, a Incubadora tem o papel de apoiar atividades que transformem conhecimentos e tecnologias em maior competitividade e em impacto positivo para a sociedade. Em termos de organograma, de acordo com a Portaria 30/2011 do Reitor da UFMG, a Inova-UFMG insere-se na CTIT, o NIT da UFMG. A CTIT incentiva o empreendedorismo baseado em tecnologias. Uma das frentes da Inova-UFMG propicia para as incubadas o acesso ao capital intelectual, infraestrutura, Business Modeling, sendo que 82 empresas foram incubadas. Outra frente abrange o empreendedorismo na academia, que se materializa via projetos especiais de suporte ao empreendedorismo e o apoio a empresas juniores, sendo apoiados pela Inova-UFMG atualmente 7 empresas juniores e 4 projetos.

Nanoscópio desenvolvido na UFMG conquista Prêmio Péter Murányi 2024

Um nanoscópio desenvolvido na UFMG foi o vencedor do Prêmio Péter Murányi 2024. Com foco em ciência e tecnologia, a organização da…

Empresa de egressos da UFMG exporta nanoscópio para a Alemanha

Historicamente dependente de tecnologia estrangeira, o Brasil acaba de fazer o caminho inverso: exportar um instrumento científico de ponta e de alto…

Calixcoca é a grande vencedora do Prêmio Euro

Campanha da UFMG com voto de médicos de 17 países garantiu premiação de 500 mil euros. A pesquisa Calixcoca é a iniciativa…

Edital da Inova recebe propostas de empreendimentos para incubação

A busca é por iniciativas que acessem o capital intelectual da UFMG e partam de tecnologias desenvolvidas na instituição; candidaturas podem ser…

[Opinião] UFMG, 96 anos de defesa da democracia

Uma caminhada pelo campus Pampulha revela muito da história de uma das maiores e melhores universidades do país. Detalhes de sua paisagem…

IA desenvolvida na UFMG identifica no sangue sinais precoces de câncer de mama

Algoritmos de inteligência artificial (IA) que interpretam exames de sangue de rotina se apresentam como novos aliados da saúde da mulher. Desenvolvidos…

SpiN-TEC é ‘segura e imunogênica’, indicam resultados parciais

O diretor clínico do Centro de Tecnologias de Vacinas (CTVacinas) da UFMG, professor Helton Santiago, apresentou, nesta quinta-feira, dia 15, os resultados…

Fundepar celebra 10 anos de investimentos em empreendedorismo e lança novo fundo

Acionistas, gestores, empreendedores, financiadores e demais atores do sistema de ciência, tecnologia e inovação estarão reunidos nesta semana para celebrar 10 anos de…

UFMG e Merck inauguram ‘hub de nanotecnologia’ no BH-TEC

O termo “hub”, no campo da ciência, da tecnologia e da inovação, é usado para designar estruturas – que podem até ser físicas,…

Meio para cultura de ‘Candida auris’ pode ajudar a controlar infecção hospitalar grave

Na comparação com a quantidade de produtos para diagnóstico de bactérias e vírus, o número de testes específicos para identificação de fungos…

Duas novas espécies de leveduras da Amazônia são descobertas por pesquisadores da UFMG

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, em parceria com colegas da Universidade Federal do Tocantins e da University of…

BH-TEC inaugura ‘hub’ de inovação

Foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 15, o Hub de Inovação do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), ambiente que abrigará todas as…

UFMG